Pescando Robalo

Dizendo Olá Novamente: A presença de Michael White entre nós terapeutas familiares

Segue um artigo que está me ajudando muito nas intervenções familiares. Um texto muito bom que ajudar a entender de forma mais rápida (resumida) sobre a Técnica Narrativa.

Espero que essa leitura seja muito agradável para vocês como foi para mim.

boa leitura….!

 

Autora do Artigo:  Marilen Grandesso

Link para o artigo completo: Dizendo olá novamente

Resumo:

Ainda sob o impacto da perda inesperada deste grande terapeuta e criador das práticas de terapia narrativa, neste artigo propus-me a revisitar o trabalho de Michael White numa espécie de ritual de re-associação de sua presença. Inspirada na leitura de suas obras, especialmente a publicada no último ano (White, 2007), optei por seguir o fluxo das idéias de Michael White a partir de seus interlocutores, com os quais ele definiu seus conceitos e desenvolveu sua prática. Assim, o artigo passa especialmente pelo diálogo de Michael White com as obras de Bateson, Foucault, Derrida, Bruner, Vygotsky e Barbara Myerhoff.

Trata-se de um recorte parcial para um terapeuta que não teve fronteiras disciplinares nem temporais para escolher seus parceiros de diálogo. Contudo, espero contribuir para manter vivo o fluxo das idéias, princípios, crenças e valores que orientaram o trabalho desse terapeuta que continuará sempre vivo para aqueles que acreditam na possibilidade das pessoas transformarem suas próprias vidas.

Palavras-chave:

Terapia narrativa; pós-estruturalismo; re-autoria; conversações; agência.

 

http://www.terapianarrativa.com.br/artigos/ola.pdf