Pescando Robalo

A Escuta como habiliade de um Líder

“Quando você interrompe as pessoas no meio de uma frase, John, você envia algumas mensagens negativas. Número um, se você interrompeu, é porque não estava prestando muito atenção ao que eu dizia, já que sua cabeça estava ocupada com a resposta. Número dois, se você se recusa a me ouvir, não está valorizando a minha opinião. Finalmente, você deve acreditar que o que tem a dizer é muito mais importante do que o que eu tenho a dizer. John, essas mensagens são desrespeitosas, e como líder você não pode enviá-las.”

James C. Hunter – O Monge e o Executivo

Este pequeno trecho foi retirado do livro, O Monge e O Executivo – Uma história sobre a essência da Liderança de James C. Hunter.

É muito importante entendermos o que a escuta representa para nós e principalmente para os outros. O bom líder escolhe a habilidade de ouvir como sendo uma característica principal a ser desenvolvida.

Percebo um grande problema nas organizações referente à comunicação. Você já deve ter se deparado com a seguinte frase: “Precisamos trabalhar a comunicação em nossa equipe”. De fato, a falta da comunicação se torna um enorme problema quando não é a prioridade.

Mas, o que está por de trás da falha na comunicação?

Chefes e gerentes se preocupam em ordenar o que deve ser feito, passam as tarefas a serem executadas e querem resultados, muitas vezes sem se preocupar de que maneira está se comunicando.

Quando falamos de Líderes a história é diferente. O líder se preocupa não só com a tarefa, mas com o relacionamento que norteia a execução da tarefa. Esta preocupação nos mostra como ouvir a equipe é importante. Pois, o líder se preocupa com a comunicação de maneira eficaz. O que foi dito, foi realmente compreendido? E a compreensão do que está sendo dito requer muito da habilidade de escutar.

Durante nossa vida aprendemos a falar em público, fazemos cursos de oratória, damos palestras, contamos muito bem uma piada ou uma história, mas deixamos de lado a habilidade de ouvir, pois é uma habilidade pouco observada e instigada a ser trabalhada. Queremos a todo o momento ser ouvidos, mas nos dispomos pouco a ouvir.

A comunicação é a relação entre o que se comunica (fala) e o que é comunicado (ouvinte). Como estão os ouvintes de sua empresa? O que é comunicado não está sendo feito, porque muitas vezes não está sendo ouvido. A inabilidade em ouvir as necessidades das pessoas é o principal veneno em um relacionamento e consequência no insucesso das tarefas e fracasso na comunicação.

Escolha ser um líder treinando a habilidade de escutar. Como diz a sabedoria popular: “Temos dois olhos, dois ouvidos e uma boca. Falemos menos, para ver e ouvir mais.” Um bom líder escuta as necessidades das pessoas, pois saber escutar é transmitir a mensagem de que você se importa com o outro e, fazer do outro alguém importante é elemento fundamental para ter pessoas motivadas, executando tarefas e apresentando resultados.